Como utilizar a API

Para se cadastrar na API, clique aqui. Acesse o GitHub do pacote R aqui.

A API tem a função de ser um recurso útil para construção de aplicações, automação de análises e rotinas e acesso rápido e completo a partir de sua ferramenta ou linguagem de programação de preferência.

Formas principais de acesso

Há quatro formas principais para acessar os dados da API do Atlas da Notícia

  1. Iniciante: Via interface de consulta;
  2. Intermediário: Via aplicativos específicos para retorno de API;
  3. Avançado: Via programação (Python, R, PHP, Javascript, Ruby etc.);
  4. Avançado: Via pacote R, desenvolvido por nós mesmos.

Cadastro

O primeiro passo para acessar a API do Atlas da Notícia é fazer um cadastro, criando seu próprio login e senha, que serão utilizados como credenciais de uso do nosso banco de dados. Note que ainda estamos aperfeiçoando nosso sistema e você pode ainda não receber uma confirmação.

Se esqueceu sua senha ou quer cadastrar uma nova, clique aqui.

Métodos de acesso

Por enquanto, ao fazer o registro, o único recurso disponível a você é o acesso apenas ao retorno de dados da API.

A API funciona a partir da geração de chaves únicas (chamadas tokens), e para isso você vai precisar utilizar o usuário e senha que criou pelo portal do Atlas da Notícia.

Há várias ferramentas e métodos de acesso aos dados. Abaixo, listamos alguns métodos eficientes utilizando um client de acesso a APIs e mediante uso de programação.


Sérgio Spagnuolo (Coordenador de dados) é responsável pela área de dados e tecnologia do Atlas da Notícia. Também é diretor do veículo independente de tecnologia Núcleo Jornalismo, e fundador da agência de dados Volt Data Lab.