Sobre o Atlas da Notícia

Saiba mais a respeito da iniciativa para mapear o jornalismo no Brasil.

Para outros dados do levantamento, clique aqui

Quem faz o principal estudo de mapeamento da imprensa no Brasil. Para saber mais sobre o projeto em geral, acesse este link

Equipe institucional

Francisco Belda, Presidente do Projor

Jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi repórter, editor, gerente e diretor de empresas jornalísticas no interior de São Paulo. Professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos, é doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos na Universidade de São Paulo (USP).

Angela Pimenta, Diretora de Operações

Jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001). Presidente do Projor desde julho de 2015, é coordenadora-executiva do Projeto Credibilidade. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011), sócia da consultoria Patri Políticas Públicas (2012-2014) e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014).

Adriana Garcia, Projor

Jornalista, professora e consultora em design estratégico e mídias digitais, tem mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e foi J.S.Knight fellow na Universidade de Stanford, na Califórnia (2013). Atuou na Reuters, Folha de S.Paulo, VejaSP e Exame. Foi diretora de Comunicação Digital da Rio 2016. Fundadora da Orbital Mídia.

Pedro Varoni, Diretor Editorial e editor do Observatório da Imprensa

Jornalista, professor e pesquisador, formou-se em jornalismo em 1989 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esteve no Grupo EPTV e foi diretor de Jornalismo da TV Sergipe. Foi diretor geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2016. Cursa pós-doutorado no Departamento de informação e Cultura da USP.

Equipe operacional

Sérgio Spagnuolo, Editor do Volt Data Lab

Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do site de checagem Aos Fatos. Paulistano não praticante, divide seu tempo entre São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em 2016, foi fellowdo Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York. Já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas AméricaEconomia, Época NegóciosIstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais piauí, Yahoo News, Jota Estadao.com, UOLe Último Segundo. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

Lucas Gelape, Analista do Volt Data Lab

Lucas é graduado em Direito e mestre em Ciência Política pela UFMG. Atualmente cursa o doutorado em Ciência Política na USP, onde pesquisa eleições e poder legislativo. Migrou dos códigos do vade mecum para os códigos do R. Trabalhou como cientista de dados no G1 durante as eleições de 2018, contribuindo especialmente para matérias da seção “Eleição em Números”. No VOLT, participa da análise e visualização dos dados de diversos dos projetos.

Felippe Mercurio, Coordenador Técnico

Especialista em planejamento e estruturação de tecnologias, recursos e outras capacidades adequadas aos projetos. No VOLT, lidera os esforços de capacidade técnica de backend, de modelagem de bancos de dados e de nerdices do noticiário envolvendo dados. Também atua como consultor independente, especialista em processos e sistemas de gestão empresarial com foco na estruturação de bancos de dados e implementação de sistemas empresariais (do cabo ao código, literalmente). Paulistano radicado em Santa Catarina, programador autodidata (uma relação de amor e ódio com códigos), fissurado por ciência, tecnologia e, claro, dados.

Pesquisadores regionais

Sérgio Lüdtke (Coordenação)

Jornalista com Master em Gestão de Negócios Jornalísticos pelo ISE / Universidade de Navarra e MBA em Marketing Digital da FGV. Foi editor de livros, editor de Internet e Inovação no Grupo RBS e editor de plataformas digitais na revista Época (Grupo Globo). Coordenou o Master em Jornalismo Digital no ISE e o Digital Video Accelerator (Facebook / ICFJ). Como pesquisador, estuda novos meios jornalísticos digitais no Brasil. Atualmente, lidera a consultoria de mídia digital Interatores.com; É editor-chefe do Projeto Comprova, uma coalizão de 24 meios de comunicação para verificar conteúdo falso sobre políticas públicas; Ele também é o coordenador acadêmico dos cursos Abraji.

Dubes Sônego (Região Sudeste)

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 20 anos de profissão, atuou nas redações de Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Meio&Mensagem, Revista Foco, América Economia, Brasil Econômico, iG e Época Negócios. Atualmente, trabalha como freelancer.

Mariama Correia (Região Nordeste)

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Repórter do coletivo de jornalismo investigativo e independente Marco Zero Conteúdo, com passagem pela editoria de Economia do jornal Folha de Pernambuco. Já assinou matérias no The Intercept Brasil, em publicações da Editora Abril e no Jornal do Commercio. Contribuiu com o projeto de Fact-Checking “Truco nos Estados”, da Agência Pública, durante as eleições de 2018. Tem curso de Jornalismo de Dados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e de Mídias Digitais, na Kings (UK).

Angela Werdemberg (Região Centro-Oeste)

Jornalista, professora e pesquisadora. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutoranda em Jornalismo e Estudos Midiáticos pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Professora dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda da Uniderp e membro do grupo de pesquisa Ciberjor-UFMS.

Marcelo Fontoura (Região Sul)

Professor de jornalismo na PUCRS. Fellow do International Center for Journalists em 2015. Tem experiência com startups, conteúdo digital e marketing. Leciona disciplinas de jornalismo digital e jornalismo de dados. Membro do laboratório Ubilab, onde pesquisa internet das coisas e mobilidade junto a empresas e universidades. Doutorando em Comunicação Social sobre fronteiras do jornalismo digital, com doutorado-sanduíche na Northwestern University, em Chicago, por meio de bolsa Capes-PrInt. Possui mestrado em Comunicação Social, com pesquisa sobre hackers e dados públicos.

Jéssica Botelho (Região Norte)

Pesquisadora e jornalista. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas. Integrante do Centro Popular do Audiovisual/Núcleo de Estudos e Práticas em Cibercultura(Manaus/AM). Embaixadora do Safer Internet Day no Amazonas. Atua especialmente em temas sobre jornalismo digital, Internet e Direitos Humanos na perspectiva amazônica. Participou do projeto de fact ckecking O Poder de Eleger, como checadora em 2018.

Pesquisadores (Atlas v2.0)

Marcela Donini (Região Sul)

Jornalista baseada em Porto Alegre com experiência de mercado desde 2004, graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Passou pelo jornal Zero Hora e pelas agências de conteúdo Cartola e Fronteira. Como freelancer, já escreveu para as revistas Piauí, Superinteressante e Galileu, além dos portais Ig, Veja e Terra. É mestra em Comunicação Social e especialista em Jornalismo Digital e em Teorias e Práticas do Ensino. Leciona na faculdade de Jornalismo da ESPM-Sul, onde também coordena a agência experimental de jornalismo. É cofundadora do Farol Jornalismo, iniciativa independente de produção e pesquisa em jornalismo. Email: marcela[a]faroljornalismo.cc

Loraine França (Região Centro-Oeste)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Autora da grande reportagem multimídia “Eles vivem no meio da rodovia”. Foi produtora na TV MS Record e repórter na Rádio Educativa UFMS. Atualmente, é repórter na Rádio CBN Campo Grande. Pesquisadora no Laboratório de Investigação em Jornalismo, Direitos Humanos e Narrativas Complexas. (GRIOT/UFMS/CNPq).

Renata Hirota, Analista de Dados

Renata é graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente cursa Estatística na mesma instituição. Já viveu na Espanha, Portugal e EUA, escrevendo para agências de notícias e revistas de viagem. No VOLT, une seu ofício antigo à nova empreitada no universo dos dados, com destaque para atuação nos grandes projetos da agência, como o Atlas da Notícia e reportagens que envolvem mais capacidade analítica.

Dubes Sônego

Jéssica Botelho

Mariama Correia