Atlas da Notícia

Mapeando o jornalismo local no Brasil


O Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear veículos produtores de conteúdo jornalístico – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro.

Identificamos e mapeamos veículos que publicam, mesmo que só esparsamente, notícias de interesse público – sejam impressos ou digitais – e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal. Estamos falando de produtores de notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente.

O projeto é uma iniciativa do o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.

O Atlas da Notícia é inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos.

A metododologia do projeto é baseada, principalmente, na contabilização de veículos de notícia no Brasil, seja através de pesquisa própria como de colaboração de terceiros.

A primeira edição do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos online de notícias.


Principais dados do mapeamento do Atlas da Notícia

Os dados abaixo fazem parte da terceira edição do Atlas da Notícia (v.3.0). As informações coletadas aqui foram apuradas até 30 de novembro de 2019 por pesquisadores e voluntários em todas as regiões brasileiras.


Veículos totais mapeados

Considera iniciativas jornalísticas e que estejam em funcionamento

versão atlas veículos % sobre ano anterior
v.1.0 11.829 -
v.2.0 12.467 5,4%
v.3.0 13.732 10,1%

Veículos por caráter jornalístico

Considera apenas veículos que estejam em funcionamento

tipo veículos proporção
jornalísticos 11.833 86%
não-jornalísticos 1.899 14%

Veículos fechados

Considera iniciativas jornalísticas ou não-jornalísticas que tenham encerrado atividades

tipo veículos proporção
jornalísticos 331 93,3%
não-jornalísticos 10 4,4%

Veículos por fonte

Considera iniciativas jornalísticas e não-jornalísticas que estejam em funcionamento

fonte veículos proporção
MCTIC 6.460 47%
Secom/PR 4.164 30,3%
Atlas da Notícia 2.613 19%
Adjori-RS 193 1,4%
Adjori-SC 128 0,9%
Central de Diários 86 0,6%
Adjori-SP 60 0,4%
Adjori-PR 28 0,2%

Veículos por região

Considera apenas iniciativas jornalísticas e que estejam em funcionamento

região veículos proporção
Sudeste 4.521 38%
Sul 3.164 27%
Nordeste 1.722 15%
Centro-Oeste 1.612 14%
Norte 814 7%

Veículos por segmento

Considera apenas iniciativas jornalísticas e que estejam em funcionamento

segmento veículos proporção
Rádio 4.195 35,5%
Impresso 3.429 29%
Online 3.051 25,8%
Televisão 1.158 9,8%